Mixologia Profissionalizante
Olá,
Quero te dar as boas-vindas ao curso de mixologia
Se você chegou até aqui é porque provavelmente se interessa pelo fantástico mundo do bar e das bebidas e tem vontade de se desenvolver nesta área aprendendo técnicas avançadas e ampliando seus conhecimentos em sintonia com as novas tendências e demandas do mercado. Então, a primeira coisa importante que você precisa saber é o que de fato é mixologia, afinal existem muitas dúvidas sobre qual a diferença de mixologista para bartender.
O termo mixologia significa “estudo das misturas”. A origem vem do latim e pode ter duas formas quando se refere ao profissional que se dedica a esse estudo: mixólogo ou mixologista. A forma mixólogo, vem do espanhol, e a forma mixologista, vem do inglês mixologist. Como aqui no Brasil, temos uma influência maior da cultura americana, utilizamos mais frequentemente o termo mixologista.
Mas, afinal, o que é esse estudo?
Esse estudo tem suas origens há muitos séculos. Desde que o ser humano começou a preparar poções para diversos fins, passou a testar misturas e estudar como as substâncias se comportavam e reagiam. O objetivo era variado. As poções podiam ter a função de curar alguma moléstia ou, simplesmente, proporcionar uma boa experiência de sabor. Assim, pode se dizer que a mixologia teve sua origem muito próxima da medicina, mais especificamente dos farmacêuticos.
O mundo da farmácia e do bar têm muita coisa em comum. Quem trabalha nessas áreas prepara infusões, xaropes, utiliza utensílios semelhantes como colheres longas, copos medidores, ervas, entre muitas outras coisas. A figura do alquimista na Idade Média é a inspiração do mixologista moderno. Entretanto, o que antigamente andava junto, se separou ao longo do tempo. O mixologista se tornou um profissional dedicado a estudar as misturas com o propósito de criar sabores novos e proporcionar experiências de prazer ao beber.
Os primeiros mixologistas foram os bartenders que tinham como objetivo criar bebidas com sabores novos e agradáveis para os clientes. Dessa forma misturavam diversos elementos entre bebidas destiladas, licores, frutas, ervas e especiarias. Essas misturas receberam o nome de coquetéis e deram origem ao ramo de atividade chamado coquetelaria.
Para se fazer um bom coquetel era necessário que o bartender tivesse bom gosto e experiência. As receitas equilibradas e surpreendentes para atender ao gosto dos variados clientes eram obtidas após uma sequência de tentativas e erros. A mixologia veio dar uma base científica a essa arte que antes era feita de forma quase intuitiva.
A partir do século XXI esse termo ganhou notoriedade e passou a designar o bartender especialista em criar receitas. Essa especialização inclui o estudo dos sabores e como são percebidos pelo nosso paladar, o equilíbrio entre eles e como reagem juntos com os diversos tipos de componentes que podem compor um coquetel.
A mixologia no Brasil
A primeira vez que se ouviu falar em mixologia no Brasil foi em 2002, quando a marca de vodka Absolut criou um projeto chamado Absolut Mixology. Esse projeto tinha como objetivo estimular a experiência de criar drinks com a célebre vodka. Foi um grande sucesso e o termo se popularizou.
Desde então o mercado ficou interessado nesse novo tipo de bartender “cientista”, que trabalha como se fosse um alquimista constantemente em busca da mistura perfeita, capaz de surpreender e proporcionar grandes experiências para os clientes.
Então, que tal se tornar um mixologista ou mixólogo? O termo você pode escolher o que preferir. O importante é você se preparar para poder criar suas próprias receitas, ter a capacidade de interagir com o cliente, guiá-lo pelo mundos dos sabores e se tornar um profissional respeitado e diferenciado. Nosso curso vai te dar o conhecimento e a formação necessária para isso.
Siga em frente. Clique em Concluir Tópico e você será automaticamente direcionado para o próximo.
Atenção! Não deixe de clicar sempre em Concluir Tópico. Para completar o curso e receber o seu certificado você deve concluir todos os tópicos.
Marcelo Reis
Fundador da Escola do Entretenimento